quarta-feira, 14 de abril de 2010

A "origem" do samba

Apesar de ser impossível dar certeza, acredita-se que a palavra "samba" provém do vocábulo “semba”, uma manifestação religiosa africana, possivelmente vinda de Angola ou Congo.

O ritmo manifestou-se no Brasil graças à influência dos escravos negros trazidos para o país, desde a época em que éramos colônia de Portugal. No entanto, por ter por origem as manifestações religiosas desses povos, é difícil a definição de uma data para o seu surgimento, já que os movimentos religiosos africanos eram maquiados para evitar retaliações.

Tocado com instrumentos percussivos, de cordas e até de sopro, o samba, claramente, também sofreu influência europeia. O cavaquinho, por exemplo, é um instrumento comum nos ritmos tradicionais portugueses, mas tocado de maneira diferente da utilizada no Brasil.

Tendo em vista essa dificuldade em determinar o surgimento do samba, utilizaremos a sua primeira gravação em áudio como sendo "a origem', apesar de saber-se que o ritmo já era tocado antes dessas documentações em áudio. Por exemplo, em São Paulo, a primeira vez em que o termo "samba" apareceu registrado de forma escrita foi em uma ata da Câmara Municipal de Avaré, em 1889. A maneira como se utiliza a palavra deixa clara a vagueza de significado que ela possuía no período: "Não me consta que houvesse jogo de búzio e cateretê ou fandango em outras casas, nas quais apenas fizeram tocatas, que são divertimentos próprios da Noite de Natal, havendo nos quartos do capitão Gabriel um divertimento denominado samba, o qual não me pareceu proibido pelas posturas" (retirado do Dicionário Musical Brasileiro, de Mário de Andrade).

A gravação que “deu início” ao ritmo no Brasil foi “Pelo telefone”, em 1917, segundo a Biblioteca Nacional. A canção foi assinada por Ernesto Joaquim Maria dos Santos (Donga) e Mauro de Almeida, em 27 de novembro de 1916. No entanto, sambistas tradicionais garantem que a música é fruto dos encontros de diversos outros parceiros, inclusive dos que registraram a canção, nas tradicionais rodas na casa da Tia Ciata.

Portanto, vamos iniciar nosso hall de grandes sambistas com Donga, sua relação com a manifestação cultural e a sua importância para o ritmo.

Axé a todos, e segue o samba...

Nenhum comentário:

Postar um comentário